Música, poema e o compromisso de continuar carregando as bandeiras da equidade de gênero e igualdade no pagamento do piso salarial para engenheiras e engenheiros. Assim foi a tarde do dia 08 de março, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher no Crea-CE. Numa solenidade leve e emocionante, a atriz e cantora Joana Angélica interpretou canções e recitou poemas sobre a mulher. Logo em seguida, a nova coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-CE para 2023, Engenheira Civil Tereza D’Ávila Moura de Jesus Frota, falou sobre os desafios que a nova composição do Comitê terá pela frente. “A atuação da mulher também passa por essa luta de insistência, pela necessidade constante de rememorar bandeiras mais do que óbvias como a nossa igualdade de gênero na realização de atividades com o alto rigor técnico para combater sempre a percepção histórica, viciada e retrógrada. O discurso de inferiorização da mulher na Engenharia. Homenagens são bem-vindas para nos confraternizarmos como mulheres e nos unirmos em torno das nossas ideias nobres como igualdade e equidade. Mas será o melhor dos dias 8 de Março quando uma mulher Engenheira, ou de qualquer outra área, não precisar mais levantar bandeiras de valor. For absolutamente intrínseco e naturalmente aceito quando sua capacidade técnica, administrativa e gestora não precisar mais ser validada, nem for diminuída, por nenhum outro papel da sua vida feminina como a maternidade, a assistência à família, a idade e a sua aparência”, afirmou Tereza D’Ávila.
A coordenadora apresentou os demais integrantes do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-CE para o ano de 2023. Como presidente do Crea-CE, o Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota também preside o Comitê. A Engenheira Civil Roselena Barreto Cavalcante assumiu como coordenadora adjunta (representante das instituições de ensino). A Geóloga Jérsica Lima Bezerra é a representante das entidades de classe regionais. A Engenheira Sanitarista e Ambiental Mariana Ximenes Rodrigues, e as engenheiras civis Pauleane Farias Evangelista e Ana Beatriz Luna de Carvalho foram as profissionais indicadas pelo presidente do Crea-CE. O Engenheiro Civil e Agrônomo Pedro Idelano Alencar Felício é o representante da diretoria da Mútua. A estudante de Engenharia Química Maria de Fátima Costa Almeida representa o Programa Crea-JR e a Engenheira de Pesca Mayara Maria de Lima Barreto será a representante do Programa Mulher do Crea-CE no Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará.
Como Diretor-Geral da Mútua no Ceará, o Engenheiro Civil e Agrônomo Pedro Idelano Alencar Felício também saudou os novos integrantes do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-CE. Ele citou a importância da luta das mulheres em todos os segmentos de atuação do Sistema Confea/Crea e Mútua e fez um convite para que todas elas se associem à Caixa de Assistência. “Juntos teremos muito mais força a desenvolver”, afirmou Pedro Idelano.
O presidente Emanuel Mota falou sobre a valorização da mulher no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará. Emanuel citou números para mostrar a valorização da mulher no Crea-CE desde o início de sua gestão. “Como um bom Engenheiro eu vou falar em números: 20% de todos os profissionais registrados no Crea-CE são mulheres. Há três anos, esse número era 12%. Portanto, houve um crescimento de 8%. Outro dado interessante é que 50% das mulheres têm abaixo de 45 anos de idade. É um público muito novo, muito recente. E, nesse caso, existem algumas explicações e uma delas é que a quantidade de cursos de Engenharia tem aumentado nas faculdades. 30% de todas as mulheres registradas no Crea-CE se registraram nos últimos 3 anos (a minha gestão). Esse é um dado muito significativo quando a gente lembra que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia tem 87 anos de existência”. Emanuel também falou da realidade das mulheres dentro do Crea-CE. “Já no dia a dia do Crea-CE, os servidores do Conselho, que atendem ligações, fazem o relato de processos e muitas outras tarefas, esses cargos de chefia e de liderança, eles são constituídos de metade de mulheres metade de homens. Isso não foi proposital para buscar uma cota tá! Foi um processo natural de escolha de seleção que acabou chegando nesse quantitativo. Eu encerro me alinhando a essa luta das mulheres para mobilizar a sociedade contra as discriminações e violências ainda existentes contra as mulheres”, concluiu o presidente do Crea-CE.
Expansão do Crea-CE Capacitando
Na mesma solenidade, o presidente Emanuel Mota oficializou a expansão do Programa Crea-CE Capacitando que foi iniciado em 2022 (22 cursos com 8 verticais), como projeto-piloto, com os olhares voltados para a Engenharia Civil e, a partir de 2023, passa a abordar cursos em outras modalidades. Emanuel falou sobre o orgulho de investir no maior programa de capacitação do Sistema Confea/Crea e Mútua e do pioneirismo do Crea-CE nessa iniciativa que busca aprimorar os conhecimentos de profissionais registrados no Conselho. “O profissional vai ter direito a quase mil horas de treinamento, de cursos de capacitações completamente gratuitos. Cursos com professores renomados e instituições consolidadas não só no mercado local, mas também no mercado nacional”, garantiu Emanuel. O presidente lembrou que, além do Crea-CE e da Mútua, outras duas instituições colaboram como suporte legal para a realização do Programa Crea Capacitando. “O Instituto Farias Brito e a Fundação Demócrito Rocha participaram de um chamamento público para organizar os cursos. E ainda complemento: essa iniciativa é pioneira entre os CREA’s de todo Brasil. É o primeiro Crea que vai lançar cursos de capacitação gratuitos aos profissionais”, afirmou Emanuel Mota
O Engenheiro Aeronáutico Orlando Lustosa, do Instituto Farias Brito, fez uma apresentação sobre os cursos programados para 2023. “Nós estamos expandindo para 53 cursos, mais que dobrando a quantidade de cursos ofertados em relação a 2022, e mais, com cursos voltados não só para a Engenharia Civil, mas para todas as áreas da Engenharia”, disse o coordenador geral do Programa Crea-CE Capacitando. São dois programas paralelos que estão se unindo através de ações organizadas. O Capacita Civil que integra a grade do Crea-CE Capacitando, vai ofertar 8 verticais cursos como Concreto Armado, Concreto Protendido, Fundações, Negócios, Escritório (orçamento e planejamento), Experiências em Obras, Manutenção e Aprovação e BIM. Em relação a outras áreas, por exemplo, estão sendo ofertadas duas verticais voltadas para o mercado das energias: Plano de Negócios para Projetos de Geração Distribuída, Hidrogênios Verde; Perspectivas e Tecnologias, Licenciamento Ambiental para Projetos de Energias Renováveis, A Nova Regra do Mercado de Energia, Projeto de Painéis Solares, Operação e Manutenção de Usinas Eólicas e Aterramento e Proteção contra Descargas Atmosféricas em Usinas Fotovoltaicas. Todos os cursos têm uma pegada pragmática”, acrescentou Orlando. Outra vertical aborda aspectos da Produção Industrial, inclusive, com a parte de logística e transporte. Para os engenheiros agrônomos foram criados cursos de Certificação de Orgânicos, Projetos de Sistema de Irrigação, Nutrição de Frutíferas, e Plantio e Manejo de Grãos.
Cada vertical possui níveis. Ao todo, o profissional pode fazer até 60 horas de curso numa vertical completa. Os cursos são híbridos e os profissionais podem fazê-los de forma presencial ou online. As pré-inscrições podem ser feitas pelo site do Crea-CE www.creace.org.br
Assessoria de Comunicação do Crea-CE
Presidente do Crea-CE participa de lançamento do novo site e aplicativo da Mútua Nacional
Diretoria de Tecnologia e Inovação da Mútua Nacional vai levar novidades para SOEA em Salvador
Crea-CE acompanha de perto Metas Nacionais de Fiscalização de Aterros e Lixões - Exercício 2024
Crea-CE aprova proposta orçamentária, nova composição do Plenário e Mútua apresenta beneficios
Crea-CE marca presença no CNPC que é considerado referência para os Conselhos Profissionais!
Prêmio TCC do Crea-CE escolhe os melhores trabalhos de conclusão de curso na edição 2024!
Confea, Crea-SP e Crea-CE unem-se em ação para proteger atribuições profissionais junto ao TCU
Crea-CE e CBPCE firmam parceria para impulsionar carreiras internacionais de engenheiros cearenses
Sequestro de Carbono, mulheres na Engenharia e meio ambiente se destacam na quinta-feira da SOEA
Intercâmbio profissional, inclusão de mulheres e projetos inteligentes marcam o primeiro dia da SOEA
Crea-CE compartilha informações sobre ações inovadoras no Colégio de Presidentes dos Creas em Natal
Crea-CE e Mútua participam de livro que serve como referência para a Engenharia de Pesca no Brasil
Crea-CE participa de Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia
Fiscalização do Crea-CE participa do Encontro Regional de Fiscalização do Sistema Confea/Crea
Colégio de Instituições de Ensino Superior lança III Prêmio TCC Crea e Fórum de Docentes e Discentes
SENGE-CE convoca seus associados para um Assembleia Extraordinária que ocorrerá no dia 05 de janeiro
3ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos CREAs da Região Nordeste que aconteceu em Fortaleza
Licitações e Contratos: O que muda e o que se mantém, com a edição da nova Lei – Aspectos Práticos
Visita do Dep. Estadual Agenor Neto para assuntos de interesse dos Profissionais do Sistema
Medidas de higiene, desinfecção e cuidados individuais que fazem parte do Plano de Retomada
NOTA OFICIAL AOS PROFISSIONAIS DA ENGENHARIA, AGRONOMIA E GEOCIÊNCIAS E À SOCIEDADE DE UM MODO GERAL
Servidora Maria de Nazaré foi homenageada pelo Confea no X Seminário Nacional de Ouvidores
ELEIÇÃO 2019 - Edital de Convocação Eleitoral para o Cargo de Conselheiro Federal da Eng. Elétrica
Prefeitura de Fortaleza e Crea-CE articulam parceria para compensação da emissão de gás carbônico
Encaminhamento de projetos dos profissionais para os deputados da bancada cearense no congresso
Proposta de projeto de lei para regularizar a contratação e a remuneração de profissionais.
CREA-CE é pioneiro na desburocratização de procedimentos no atendimento aos profissionais
Instituto Federal do Ceará está reformulando a grade dos cursos ligados à área tecnológica.
Crea-CE visita FAMETRO e tira dúvidas dos estudantes de engenharia sobre papel institucional do cons
Eleições 2017 | Participe do debate com os presidenciáveis às eleições do Sistema Confea/Crea
Cajucultura: Praga da mosca branca ameaça estimativa de crescimento da produção de caju no estado
Servidor do Crea-CE inicia campanha para custear sua participação na 93ª Corrida de São Silvestre
XXX CBA fica encerrado com a elaboração da Carta de Fortaleza, que defende reserva de mercado
Diretor do Crea-CE, eng. civil Lawton Parente, profere palestra sobre Inspeção Predial no dia 16
Reunião promove debate sobre proposta de reajuste das mensalidades do Plano de Saúde Unimed
Mobilização da Engenharia e da Agronomia em prol do desenvolvimento marca o encerramento da 74ª Soea
Gerenciamento de recursos hídricos depende de integração entre diferentes políticas e a sociedade
Participantes da 74ª SOEA, no Pará, poderão conhecer e contratar benefícios previdenciários da Mútua
Inspeção Predial integra debates do Seminário eSocial e seu impacto na Saúde e Segurança do Trabalho
Crea-CE participa da 2ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste em Salvador
Empresa júnior de engenharia e arquitetura promove o acesso de alunos ao mercado de trabalho
A exposição “Construções em Movimento” será a mais nova atração do Centro Cultural do Crea-CE
TCM tem parceria do MPCE, OAB, CRC-CE, CRA-CE, Crea-CE e Senge-CE para manter seus serviços
Senge-CE comemora seus 75 anos em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Conselhão promove mútua colaboração entre autarquias de fiscalização profissional do estado